5 de novembro de 2011

Galeto Primo Canto



Galeto primo canto
Ingredientes
6 galetos (quem comercializa esse produto é a Sadia)
1 garrafa de vinho branco seco
1 garrafa de cerveja
1 taça de vinagre de maça
4 cebolas médias cortadas em rodelas
1 pimentão verde cortado em tiras
5 tomates cortados em rodelas
5 dentes de alhos (só cortados)
1 maço de cheiro verde (cebolinha, salsa, manjerona, sálvia, tomilho e alecrim), bacon e sal a gosto.

Modo de preparo
De véspera, limpe os galetos, corte-os ao meio ou pelas juntas e coloque-os em uma tigela com todos os ingredientes. Caso o líquido do vinho, cerveja e vinagre não der para cobrí-los, complete com água para que fiquem embebecidos no liquido. Cubra com papel-alumínio e deixe na geladeira, para tomar gosto.
No dia seguinte, ascenda a churrasqueira ou a grelha. A opção pela churrasqueira pode ser utilizado os galetos cortados ao meio ou pela junta e de preferência, entre os cortados pela junta, espetar entre eles uma fatia de bacon. Quem optar pela grelha, a melhor pedida é usar somente os galetos cortados pelo meio porque o outro resseca.


Mas afinal qual a origem dessa maravilha.
O Galeto ao Primo Canto chega a ser considerado um dos três principais prato do Rio Grande do Sul, juntamente com o arroz de carreteiro e o churrasco. O prato teve origem na região de Caxias do Sul e sua receita provem da Itália. O primeiro restaurante a comercializar este prato foi a Galeteria Peccini, fundada em fevereiro de 1931 em função da primeira Festa da Uva. Desde então, diversos restaurantes, denominados de galeterias obtiveram êxito e se espalharam pelo estado do Rio Grande do Sul. O frango jovem (aproximadamente 25 dias) é assado sobre a brasa e comumente servido em uma farta mesa com polenta frita, salada de radiche e espaguete.
Divulgação: Di Paolo no Site:Olá Serra Gaucha 
http://www.olaserragaucha.com.br/vida-e-estilo/gastronomia/