9 de outubro de 2011

Fatias Húngaras


FATIAS HÚNGARAS
Ingredientes
Para a massa
1 tablete de fermento biológico (15 g)
4 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
3 gemas
1 xícaras (chá) de leite
4 xícaras (chá) de farinha de trigo

Para o recheio
50 g de manteiga sem sal
100 g de açúcar
100g de coco ralado desidratado (sem açúcar)

Para a calda
150 ml de leite
1 xícaras (chá) de açúcar cristal

Modo de fazer
Aqueça levemente o leite passe para um recipiente grande e dissolva nele o fermento. Adicione as Gemas, o açúcar,a manteiga, misture bem. Acrescente farinha eo sal misturados, com a mão vá mexendo até formar uma massa homogenea, Passe a massa para uma bancada e sove fazendo movimentos de ir e vir até que a massa mude de coloração e fique com aspecto rendado, trabalhando a massa e raspando a bancada com a ajuda de uma espátula. Sove um pouco até a massa ficar bem elástica.
Cubra o recipiente e deixe a massa crescer em lugar abrigado de correntezas de vento até que dobre o volume.
Enquanto isso prepare o recheio
Leve a manteiga ao fogo por cerca de 2 minutos somente até que amoleça. Junte o açúcar misture e reserve.
Montagem
Passe a massa novamente para a bancada polvilhada de farinha de trigo, abaixe-a com as mãos. Usando um rolo de abrir massa, abra a massa (não muito fina) na bancada (sempre polvilhando farinha de trigo) dando o formato retangular.
Passe o recheio sobre ela e polvilhe com coco. Enrole como rocambole e feche apertando muito bem a emenda (dê uns beliscões para unir bem a massa).Com uma faca larga corte o rolo em fatias (de 1 dedo a 1 dedo e 1/2 de largura). Dê uma achatada com a palma da mão em cada fatia e ajeite-as em assadeira untadas e polvilhada com farinha de trigo deixando espaço entre elas.
Repita o processo com as outras partes da massa. Não se esqueça de sempre polvilhar farinha na bancada e nas mãos enquanto trabalha com a massa.Cubra a assadeira ou deixe em lugar abrigado até dobrar o volume novamente. Aqueça o forno com uns 15 minutos de antecedência e coloque as assadeiras. O forno deverá estar bem quente para que elas assem e tomem cor rapidamente. Se o forno estiver frio elas demorarão muito para assar e ficarão duras e ressecadas. Eu coloquei o forno em 200°, assou em 30 minutos. 
Enquanto assam prepare a calda:
Leve o açúcar e o leite ao fogo somente para derreter e desligue. Reserve.
Finalizando
Quando as fatias estiverem assadas, retire as assadeiras do forno e com o auxílio de uma colher vá derramando um pouco da calda sobre cada uma delas (use tudo). Volte a assadeira ao forno por mais uns 10 minutinhos para que a calda seque um pouco e desligue.
Espere esfriar um pouco (quentes elas ficam muito frágeis) e com ajuda de uma faca larga ou espátula retire-as da assadeira. Deixe -as esfriando sobre uma grade antes de armazenar.
Fonte desta receita:http://pt.petitchef.com/receitas/fatias-hungaras-fid-738382
Eu fiz a metade da receita por isso não foi necessario dividir em 4 partes.
Rendimento: 1 forma retangular 25x40 ( não contei quantas fatias )