20 de junho de 2011

Pudim de café com leite


Pudim de café com leite 
Ingredientes
2 copos (de requeijão) de leite
2 xícaras de chá de café bem forte
3 xícaras de chá de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
18 gemas passadas na peneira


Caramelo:
1 ½ xícara de açúcar 


Como Fazer
Caramele o açúcar e cubra toda uma forma de pudim. Reserve. 


Pudim:
Peneire as gemas em uma tigela. Misture o açúcar e a canela misturando bem com um batedor. Junte o café e o leite. Despeje a mistura na forma caramelada e cubra com papel alumínio. Leve ao forno em banho Maria por 1 hora ou ate o pudim estar bem dourado. Deixe o pudim esfriar e leve à geladeira por 8 horas.
Desenforme e sirva gelado. 
Receita do Site Temperando a vida, com Ana Toscano, com uma variedade de receitas simples e gostosas em destaque, Visitem!

16 de junho de 2011

Creme Cappuccino

Creme cappuccino
Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite integral
4 colheres (sopa) de cappuccino em pó
1 caixinha (250 g) de creme de leite
1 pedaço de canela em rama
casca de 1 laranja
5 gemas passadas pela peneira
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Modo de Preparo:
Coloque numa panela o leite, o cappuccino em pó, o creme de leite, a canela e a casca de laranjae leve ao fogo até ferver. Reduza o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais de 5 minutos. Retire do fogo. Bata por 5 minutos na batedeira as gemas com o açúcar e farinha de trigo. Adicione bem lentamente a infusão de cappuccino com creme de leite (que deve estar fervente). Despeje numa panela e cozinhe em fogo baixo, sem parar de bater com um batedor manual, por 7 minutos, ou até a mistura encorpar, mas sem ferver. Retire do fogo e passe por uma peneira de malha fina. Sirva quente ou gelado. Se preferir, decore com amoras e tubetes.
Receita no site Receitas de Doces, com muitas receitas, inclusive com a Receita de Docinho de Café, deliciosa.





14 de junho de 2011

Receita de Croque monsieur

Receita de Croque monsieur
Ingredientes
5 colheres (sopa) de manteiga
4 fatias de pão de forma sem casca
4 fatias de presunto cozido, de mais ou menos, 0,5cm de espessura
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de leite aquecido
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de queijo tipo suíço ralado
1/2 colher (chá) de suco de limão
Pimenta do reino branca
Salsa para enfeitar
Modo de preparo
Preaqueça o forno em temperatura média (170º).
Derreta a manteiga, em fogo brando, numa frigideira onde possam caber as fatias de pão.Quando a manteiga da frigideira borbulhar, junte as fatias de pão e frite em fogo médio, até que dourem dos dois lados.Coloque as fatias numa forma refratária rasa.Frite as fatias de presunto dos dois lados na frigideira, acrescentando um pouco de manteiga, se for necessário.Coloque-as sobre as fatias de pão.
Para fazer o molho de queijo, derreta a manteiga numa panela média em fogo brando.Junte a farinha e mexa bem. Retire do fogo e deixe esfriar por 1 minuto. Leve a panela ao fogo brando novamente e junte o leite quente aos poucos, mexendo bem para não empelotar.
Aumente o fogo e cozinhe mexendo sempre, por cerca de 2 minutos, até que engrosse. Junte os queijos ralados, o suco de limão e a pimenta. Leve novamente ao fogo e mexa até que os queijos derretam. Coloque o molho sobre as fatias de pão que estão na forma refratária e leve ao forno pré aquecido por 10 minutos.
Retire os sanduíches da forma, coloque em pratos individuais e enfeite com salsa, se desejar.
Receita do site Culinária Receitas, com outras receitas simples e diferentes como esta, visitem!



12 de junho de 2011

Mix de Azeites

Receita do Mix de Azeites
Ingredientes
250 ml óleo de linhaça
100 ml azeite de oliva orgânico
1 anis-estrelado
1 cardamomo
7 pimentas-rosa
7 sementes de coentro
1 col. (café) de sálvia seca
1 col. (café) de alecrim seco
1 pitada de flor de sal
1 pitada de alho seco
1 canela em pau
3 cravos
Modo de fazer
Misture tudo e armazene em vidro. Deixe adquirir sabor e aroma por pelo menos 24 horas. Com o tempo, ficará mais saboroso.Use o mix de azeites como tempero em saladas e pratos quentes e a linhaça em sucos. Foto: Dreamstime
Receita do site MD Mulher, acesse o link pois tem outras dicas e e truques para eliminar gorduras abdominais, e mais informações sobre os azeites da receita acima. Visitem!

10 de junho de 2011

Bolo de Maracujá


Bolo de Maracujá
Ingredientes
1 Xícara açúcar
4 Colheres de sopa creme vegetal Becel original
1 Unidade gema
2 Unidades maracujás grandes (só a polpa)
2 Xícaras farinha de trigo
1 Colher de sopa fermento em pó
2 Unidades claras batidas em neve
Creme vegetal Becel para untar
farinha de trigo para enfarinhar
Modo de preparo
Unte e enfarinhe uma fôrma para bolo inglês grande (28 x 11 cm) e reserve.
Preaqueça o forno em temperatura média (180 °C).
Em uma batedeira, bata o açúcar, a margarina e a gema por 3 minutos ou até obter um creme. Retire da batedeira e junte alternadamente a polpa dos maracujás, a farinha de trigo e o fermento. Adicione as claras em neve e misture delicadamente.
Coloque na fôrma reservada e leve ao forno por 35 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Retire do forno e deixe amornar.
Desenforme e sirva morno ou frio.
Receita do site Portal Vital, site recheado de receitas diferentes e fáceis de preparar, visitem!



8 de junho de 2011

Tiras de filé de frango gratinado

Tiras de filé de frango gratinado
4  colheres de sopa de margarina Qualy cremosa
1 embalagem de file de frango congelado Sadia
2 talos de alho poró picados em rodela
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xicaras de cha de leite
3/4 de xicara de queijo parmesão ralado
1/2 lata de creme de leite
sal a gosto

Modo de Preparo
Descongele o peito de frango mantendo-o na geladeira por 24 horas.
Corte os filés em tiras e numa frigideira grande, frite-os em 3 colheres de sopa de margarina até dourar. Transfira para uma travessa e mantenha aquecido. Na mesma frigideira, frite o alho-poró e espalhe sobre o frango.
Preaqueça o forno em temperatura média alta (210º C).
Usando ainda a mesma frigideira, derreta a margarina restante e junte a farinha de trigo. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sem parar até formar um molho espesso e uniforme. Junte ½ colher de sopa de queijo parmesão e o creme de leite e ajuste o sal. Espalhe essa mistura sobre o frango, cubra com o queijo parmesão restante e leve para gratinar por 25 minutos. Sirva em seguida.
Receita no site da Sadia esta repleto de receitas simples e práticas, visitem!





6 de junho de 2011

Pie da Preguiçosa


Pie da preguiçosa
Ingredientes
Massa
150 g de manteiga à temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar
1 ovo
2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de maizena
meia colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de canela em pó
Recheio
1 lata de Leite MOÇA® Tradicional
2 gemas
5 colheres (sopa) de suco de limão
4 bananas nanicas cortadas em rodelas
Modo de Preparo
Massa:
Bata a manteiga na batedeira com o açúcar e o ovo até formar um creme. Sobre este creme peneire todos os ingredientes secos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Forre o fundo de uma fôrma de aro removível (24cm de diâmetro) com metade dessa farofa e reserve o restante.
Recheio:
Misture o LEITE MOÇA® com as gemas e o suco de limão. Espalhe metade desse creme sobre a farofa que está na fôrma. Coloque sobre o creme metade das rodelas de banana, mais creme e o restante da banana. Cubra tudo com a farofa restante e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos. Sirva morna ou fria.
Receita do site da Nestlé, com certeza recheado de muitas receitas práticas e deliciocas. Visitem!


  

2 de junho de 2011

Molho Branco e varias dicas sobre molhos



Molhos Branco e de Manteiga
Um bom molho, daqueles preparados profissionalmente, lisinho e bem temperado, é um pequeno milagre. Pode transformar um simples ovo pochê em algo especial ou uma sobra de frango cozido num prato digno de rei. Os molhos de manteiga, em pequenas quantidades, são indicados para ocasiões especiais; os molhos engrossados com farinha de trigo vão bem em reuniões familiares ou informais. É muito mais fácil lidar com esse tipo de molho: nunca talha, pode ser reaquecido sem problemas e tem excelente sabor.
Os ingredientes certos
O bom sabor resulta, como sempre, dos bons ingredientes.Um caldo de verdade, com seu sabor intenso, é infinitamente melhor que um corriqueiro caldo de tablete. Uma manteiga fresquinha dará sempre melhor sabor ao prato que a mais gostosa margarina do mercado. As ervas aromáticas frescas são melhores que as ervas secas, e assim por diante.


Misturando e inventando
Uma vez que você entendeu o princípio do preparo dos molhos, não há necessidade de se ater somente aos clássicos. Por exemplo, você pode pegar um molho engrossado com farinha de trigo e misturá-lo com uma emulsão para obter um molho híbrido, conhecido como molho bastardo. Esse molho consegue reunir a facilidade do preparo dos molhos feitos com manteiga. Você pode usar leite no lugar do caldo e vice-versa; melhor ainda, você pode usar o líquido que a carne ou o peixe soltam ao serem cozidos. Se quiser, poderá acrescentar vinho ou licores, ervas aromáticas ou especiarias, de acordo com sua preferência. Mas aqui vai um pequeno conselho: os sabores mais simples são sempre os melhores!


Dicas para o Molho Branco
Para preparar um bom molho, você deve conseguir a consistência certa. Existem três técnicas básicas para engrossar o molho.


Redução: consegue-se através da fervura mais ou menos prolongada, como para o molho de tomate, ou para as costeletas de porco, com adição de creme de leite e mostarda, cozidos até ficarem grossos.


Roux: palavra francesa que indica uma mistura de farinha de trigo e gordura em quantidades iguais e frita até formar uma base mais ou menos escura. A mais usada é dourada. Para os molhos escursos, frita-se até que adquira uma cor marrom-clara.


Beurre manié (manteiga trabalhada): partes iguais de manteiga e farinha são amassaras juntas até virar uma pasta lisa; depois ela é adicionada aos poucos ao líquido fervente, batendo-se com um batedor de arame, até se conseguir a consistência desejada. É muito usada para corrigir molhos um tanto líquidos ou para engrossar sopas ou ensopados.


COMO GUARDAR MOLHOS
Para evitar a formação de uma película sobre o molho, cubra o recipiente com um pedaço de filme plástico, sem deixar que toque o molho; ou então coloque um disco de papel-manteiga umedecido diretamente sobre o molho. Retire o papel e reaqueça o molho antes de servir.


COMO REAQUECER
Os molhos engrossados com farinha de trigo podem ser reaquecidos no fogo, em chama baixa, mexendo-se; ou então no forno de microondas, mexendo-se uma ou duas vezes. Os molhos à base de manteiga são mais difíceis de ser reaquecidos, pois tendem a talhar. O melhor é mantê-los mornos em banho-maria, dando-se uma mexida de vez em quando. Já que em geral são servidos mornos, não há problema algum conservá-los em banho-maria com águar morna (não fervente).


COMO CONGELAR
Os molhos engrossados com farinha de trigo saem do congelador em péssimas condições: aguados e encaroçados. Mas voltam ao normal quando mexidos ou batidos durante o reaquecimento. As emulsões não podem ser congeladas, pois talham imediatamente.


DICA
- Para que o molho fique liso e brilhante, bata-o rapidamente no liquidificador.


- Se o molho ficar muito fino, ferva-o até engrossar.


- Para dar mais riqueza e sabor ao seu molho, adicione-lhe um pedaço de manteiga ou um pouco de creme de leite.


- As panelas de fundo espesso, sobretudo as de cobre, e as que possuem tratamento antiaderente são as melhores. Já nas esmaltadas os alimentos normalmente grudam.


VEJA AQUI ALGUMAS RECEITAS:
Molho Béchamel 
A diferença entre o molho branco e o molho bchamel é que neste o leite é deixado em infusão com cebola, noz-moscada, pimenta-do-reino em grãos e louro ou tomilho, antes de ser usado.


Molho Velouté
Este molho é igual ao Béchamel, só que no lugar do leite usa-se caldo. O caldo pode ser de galinha, de vitela ou até de peixe, para que o molho fique claro. O caldo de carne resulta num molho muito escuro.


Molho Holandês
Para conseguir este molho com perfeição, a temperatura deve estar quente o suficiente para engrossar as gemas, mas não em demasia, para não coagulá-las.


Molho de Manteiga
Estes molhos estão, sem dúvida, entre os melhores que os chefes de cozinha fazem, e são mais fáceis de preparar do que se imagina. Porém, há um pequeno segredo, muito importante, que não pode ser esquecido: quando a manteiga usada num molho for maior que a quantidade de líquido, o calor usado deve ser muito brando. O Molho de Manteiga é delicioso com aspargos ou alhos-porós cozidos.


Molho Musselina
Com a utilização do liquidificador e da batedeira elétrica é possível preparar diversos tipos de molho; entre eles o leve e delicioso Molho Musselina. Naturalmente você pode prepará-lo à antiga, com um batedor de arame leve e muita energia!
Estas receitas, dicas e foto são:
Do Portal da Revista SABORES DO SUL é um site que merece  sua visita, veja alguns itens que achei imperdíveis:


 - Molhos e Fundos
 - Temperos e condimentos
 - Receita de Gelatina de cachaça com creme de limão siciliano


No link abaixo você pode desfrutar de um Livro de Receitas virtual ilustrado com fotos irresistíveis de receitas de 81 chefs,
restaurantes e confeitarias do Rio Grande do Sul.  
Deliciem - se neste livro  
SABORES DO SUL com 196 páginas.


Recadinho da Revista Sabores do Sul
"Obrigado pela divulgação!
Este livro já está esgotado, por isso foi divulgado em nosso site, mas a segunda edição está a venda por R$25,90 mais custos de postagens, ou em livrarias e bancas de Porto Alegre"

1 de junho de 2011

Brigadeiro sem leite condensado diet


Brigadeiro sem leite condensado diet
Ingredientes:
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de  margarina
4 colheres (sopa) de achocolatado (Usei um sem adição de açucar)


Coloque tudo na panela e mexa até dar o ponto de brigadeiro,uns 15 minutos mais ou menos ele estara com uma consistencia boa,se prefirir mais duro deixe por mais tempo,mexendo sempre para não grudar. Receita de Morena Clara
No Site : Receitáculo, com outras receitas doces e salgadas, visitem!